Notícias
produtor responsável

Projeto apoia Cadastro Ambiental Rural na Amazônia

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 23/04/2014

[img1][box-leia]Para ajudar a fazer valer o novo Código Florestal, a Conservação Internacional (CI-Brasil) lançou hoje o projeto Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do Cadastro Ambiental Rural e da Regularização Ambiental (Inovacar)*.

A plataforma online acompanhará a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), especialmente na Amazônia, e ainda gerará dados para governos, pesquisadores e especialistas.

Instituído pelo Código Florestal, o CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos as propriedades e posses rurais do Brasil, com o objetivo de integrar informações ambientais e de propriedades rurais e constituir base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

Os especialistas do projeto acompanharão os cadastramentos dos imóveis rurais nos nove estados da Amazônia Legal e produzirão dados, que ficarão disponíveis na internet. O objetivo é monitorar e alavancar o CAR como política pública capaz de ajudar a conservar as florestas e reduzir o passivo ambiental nas propriedades rurais.

De acordo com levantamento sobre a atual situação do CAR nos estados amazônicos, produzido pelo Inovacar, poucos estados - entre eles, Acre, Rondônia e Tocantins -atualizaram a legislação para se adequar ao novo Código, e apenas Amazonas, Pará e Rondônia dispõem de recursos financeiros para implementar o registro eletrônico.

O governo federal ainda não publicou a legislação que regulamentará o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).

*Inovacar

comments powered by Disqus
Tags: