Notícias
conceitos ecológicos

Projeto de hotel em Bragança Paulista é todo sustentável

Amanda Sequin - Casa.com - 30/07/2013

[img1]

[box-leia]Oferecer um espaço de vivência prática da sustentabilidade - da construção às propostas de lazer. Ao voltar do exterior, este era o desejo da empresária Adriana Mallet: construir o Aliah, um complexo hoteleiro verde.

Para dar início à ideia - aprovada por uma agência de fomento à economia verde do Governo do Estado de São Paulo -, Adriana chamou uma equipe de profissionais consagrados, entre eles o arquiteto Siegbert Zanettini, para formar o júri do concurso que escolheu, em março de 2012, o melhor projeto enviado por arquitetos paulistas com até cinco anos de graduação. Venceu o quinteto formado por Matheus Marques e Ricardo Gonçalves, do Hiperstudio, e Alexandre Hepner, João Paulo Payar e Rafael Brych, do Estúdio Arkiz. Estruturado com aço - o concreto aparece apenas nos pilares -, o Aliah terá um bloco de 180 quartos, restaurante panorâmico, centro de convenções e espaços de lazer.

O verde se estende por toda a cobertura, dentro do lobby de entrada envidraçado e ao redor do complexo, a ser erguido em Bragança Paulista, SP. "O intuito é que a sustentabilidade torne-se um aspecto da experiência do visitante, colaborando com a disseminação desse conceito para além do hotel", diz Alexandre, do Arkiz. Um conjunto de casas seguindo essa linha poderá formar o entorno e aguarda a aprovação de investidores para então iniciar as obras.

[img2]

[img3]