Notícias
direito à leitura

Projeto ‘Eu quero a minha biblioteca’ é relançado para garantir livros nas escolas

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 14/04/2014

[img1][box-leia]Será que todas as instituições de ensino – públicas e privadas – do país terão uma biblioteca instalada até 2020? É isso o que prevê a lei 12.244/10, instituída em maio de 2010. Para garantir que a legislação será cumprida e que as crianças terão acesso a livros, foi relançada, hoje, a campanha Eu quero a minha biblioteca*.

Criada em 2012 pelo Instituto Ecofuturo, a campanha foi reformulada e ganhou novo site, que tem como objetivo informar, inspirar, orientar e apoiar pessoas a atuarem pela universalização das bibliotecas. A plataforma disponibiliza dois documentos com orientações para cidadãos e gestores públicos.

No endereço eletrônico, internautas podem indicar em qual escola de sua região não há biblioteca. A cada dez cadastros realizados em uma mesma cidade, o site cobrará a Prefeitura e a Secretaria de Educação do Município por soluções, por e-mail.

O desafio é grande: segundo estudo feito pelo movimento Todos Pela Educação em 2010, deveriam ser implantadas 47 bibliotecas – 24 no ensino fundamental e 21 no ensino básico – por dia para atender a legislação no prazo. Hoje, quase quatro anos depois da promulgação da lei, não se sabe ao certo quantas bibliotecas novas foram criadas.

Até o final de 2013, a campanha recebeu quase 5 mil inscrições no site, a maioria feita por cidadãos.

*Eu quero a minha biblioteca

comments powered by Disqus
Tags: