Notícias
moda

Projeto cria jeans feito de plástico tirado do oceano

Mirela Portugal - EXAME.com - 25/06/2014

[img1]

[box-leia]Uma campanha para limpar os oceanos, transformando lixo em jeans, rendeu visibilidade mundial para a marca holandesa de roupas G-Star, no mercado há 25 anos. 

A ideia levou prêmio máximo na categoria design de produto no festival Cannes Lions, maior prêmio internacional da publicidade, que aconteceu até sábado (21) na França. 

O estilo das peças ganhou assinatura do cantor Pharrel Williams, que além de músico é diretor criativo de uma empresa que fabrica fios e tecidos feitos a partir de garrafas plásticas recicladas, a Bionic Yarn

O processo de fabricação começa com a seleção das garrafas, que são depois moídas e transformadas em fibras. As fibras, na sequencia, são trançadas com poliéster para fazer os fios dos tecidos. 

SUJEIRA
Segundo a empresa, das 100 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, cerca de 10% vão parar nos oceanos. A poluição afeta pássaros, mamíferos e a vida marítima, que morrem pela ingestão ou por emaranhamento no lixo. 

Para a G-Star, "o desafio era criar uma coleção de qualidade que parecesse e vestisse tão bem quanto um jeans regular". 

Outra preocupação, afirma a empresa em comunicado, não foi apenas criar a coleção, mas torná-la desejável para os consumidores. "A ideia permite que pessoas de todo o mundo possam expressar as suas preocupações para a poluição dos oceanos, vestindo-as". 

Assista ao vídeo de apresentação da campanha:

Tags: