Notícias
reconhecimento

Projeto carioca Nave do Conhecimento está entre finalistas de prêmio internacional de arquitetura

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 02/04/2015

[img1][box-leia]Um projeto brasileiro chamou atenção mundial e agora está disputando um prêmio de um mais famosos sites americanos de arquitetura, o Architizer. As Naves do Conhecimento, do Rio de Janeiro, estão competindo na categoria "Edíficos Públicos" com outros quatro concorrentes da Bélgica, Itália, Japão e França.

Criadas em 2012, as Naves do Conhecimento foram projetadas pelo arquiteto Dietmar Stark, da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe). São uma parceria público-privada, entre o Instituto Embratel Claro e a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do RJ.

Estes espaços buscam democratizar o acesso da população mais carente ao conhecimento tecnológico. As cinco unidades estão instaladas nos bairros de Irajá, Madureira, Penha, Santa Cruz e Vila Aliança. A intenção da prefeitura é construir outras naves na cidade.

Em um ambiente colorido, moderno e aconchegante, jovens e adultos destas comunidades podem se inscrever gratuitamente em cursos e oficinas, que promovem a criatividade, inovação e interatividade e fornecem mais ferramentas para a inserção destas pessoas no mercado de trabalho.

 


Dietmar Stark disse que a inspiração para o projeto veio da imagem de um objeto que flutua no espaço em forma de elipse prismática. Numa explicação mais poética, afirma que "a nave simboliza a possibilidade de passagem da exclusão para inclusão, do presente e do futuro da sociedade".

Na primeira fase do prêmio do site internacional, foram inscritos mais de 100 obras de outros países. Agora, o grande vencedor será eleito por voto popular. E você pode participar! Mas tem que correr, pois o último dia para votar nas Naves do Conhecimento é amanhã, 03/04.

Acesse já o site da Architizer e ajude a tornar vitoriosa esta iniciativa tão bacana da capital carioca.

comments powered by Disqus
Tags: