Notícias
defesa civil

Programação prepara população para lidar com desastres

Lourenço Canuto - Edição: Talita Cavalcante - Agência Brasil - 10/10/2011

A Secretaria Nacional de Defesa Civil promoverá, até sábado (15), diversas ações como parte da 7ª Semana Nacional de Redução de Desastres. O objetivo é conscientizar gestores municipais e a população sobre a necessidade de evitar acidentes em áreas de risco, além de prepará-los quanto a desastres decorrentes das chuvas. As atividades começam hoje (10) com o Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil - destinado a capacitar, a distância, 2 mil agentes de defesa civil e agentes comunitários de saúde dos municípios.

Para o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, "é preciso aumentar o senso de percepção de risco na sociedade brasileira, com a mudança cultural sobre conduta preventiva e preparativa, principalmente nas comunidades em áreas de risco".

Um dos focos deste ano é a campanha Construindo Cidades Resilientes, que começa amanhã (11). Os gestores municipais vão ser alertados sobre a importância de se observar as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) incluídas na Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (Eird).

A secretaria quer que os municípios preparem as cidades para que sejam capazes de se recuperar com menos transtornos, após um desastre natural, priorizando a redução de riscos. No sábado, serão feitos exercícios simulados de preparação para desastres nas cidades serranas de Nova Friburgo e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde ocorreram deslizamentos de encostas e enchentes por causa das fortes chuvas do início do ano.

Está prevista para terça-feira e quarta-feira (12) um curso para Capacitação em Emergências para Radioamadores (Caer) no município de Teresópolis (RJ). Haverá também o lançamento da Rede Nacional de Emergência para Radioamadores (Rener) - grupo de voluntários que em ocasiões de desastres naturais tem facilidade de transmitir mensagens de socorro em ondas curtas.

comments powered by Disqus