Notícias
oportunidade

Programa de Clima Espacial do INPE contrata cientistas

Redação - Agência Fapesp - 19/07/2012

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, oferece oportunidades para cientistas interessados em trabalhar no Programa de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE).

São duas vagas de previsores destinadas a cientistas especializados na relação Sol-Terra com conhecimento dos fenômenos solares e ocorrências físicas no ambiente espacial.

Os escolhidos serão responsáveis por: coletar dados e fazer a manutenção do sistema de observação em clima espacial; modelar processos do sistema Sol-Terra em escala global e regional com investigação dos fenômenos; disponibilizar informação em tempo real e fazer a previsão do clima espacial; e prover diagnósticos de seus efeitos sobre diferentes sistemas tecnológicos por meio de coleta de dados de satélite, de superfície e modelagem computacional.

Terão como missão também a modelagem e difusão da informação do clima espacial com investigação dos fenômenos e previsão dos efeitos significativos no espaço próximo e na superfície do território brasileiro, incluindo impactos em sistemas tecnológicos espaciais e terrestres.

comments powered by Disqus