Notícias
por uma infância digna

‘Prioridade Absoluta’ quer garantir direitos das crianças

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 02/12/2013

[img1]

[box-leia]O artigo 227 da Constituição brasileira afirma que "é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". 

No entanto, sabemos que, todos os dias, inúmeras crianças ainda têm seus direitos desrespeitados. Para estimular melhorias na realidade dos menores de 18 anos, o Instituto Alana lança o projeto Prioridade Absoluta

A iniciativa oferece, em seu site, informações e ferramentas para as pessoas interessadas em dialogar com o poder público e com a própria comunidade para garantir o cumprimento dos direitos das crianças. 

Para facilitar a consulta, as informações do Prioridade Absoluta estão divididas, inicialmente, em quatro eixos temáticos:
- Espaço público;
- Educação;
- Sistema de garantias e
- Mídia e comunicação. 

Para saber mais, assista, abaixo, ao vídeo da iniciativa. 


O projeto Prioridade Absoluta ainda ganhou um documentário, produzido por Estela Renner, diretora de Muito Além do Peso. O filme O Menino que não Queria Nascer conta, em pouco mais de sete minutos, a história dos direitos das crianças no Brasil e no mundo a partir do olhar de um garoto chamado Pedro. Confira o documentário, abaixo.
 

comments powered by Disqus