Notícias
parque da independência

Prefeitura de São Paulo corta árvores de patrimônio sem permissão

Vanessa Barbosa - Exame.com - 20/02/2014

[img1]

[box-leia]A prefeitura de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, cortou, sem autorização, 12 árvores do parque da Independência, anexo ao Museu do Ipiranga, uma área tombada como patrimônio histórico, revela reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Entre as árvores derrubadas, havia uma palmeira sexagenária de mais de 30 metros de altura.

De acordo com o jornal, a prefeitura fez a remoção sem pedir autorização ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Qualquer intervenção precisa da permissão do órgão do governo ligado à secretaria da Cultura, que diz não ter sido consultado.

O corte, afirma a pasta do verde, visava garantir a segurança do local e dos frequentadores, uma vez que as árvores estariam em risco de cair. Outras estariam em volta de um transformador elétrico com fios à mostra. A secretaria argumentou, ainda, que por conta do caráter emergencial da remoção, não seria necessário a permissão do órgão estadual.

Segundo o jornal, o Conselho do parque fará uma análise técnica para avaliar as medidas tomadas pela prefeitura.

Tags: