Notícias
vida sustentável na cidade

Prefeito transforma a própria vaga de carro em miniparque

Vanessa Barbosa - Exame.com - 31/05/2012

Aos 25 anos, Svante Myrick não é apenas o prefeito mais jovem do município de Ithaca, no estado americano de Nova York, mas o mais empolgado com a promoção de uma vida sustentável na cidade. Prova disso é ele ter transformado a sua vaga exclusiva no estacionamento da prefeitura em um miniparque aberto à comunidade.

No lugar de um carro, aparecem banquinhos e mesas esculpidos em madeira de troncos de árvores velhos, além de jarros de plantas. A placa afixada em frente ao espaço dizendo "reservado para o prefeito" ganhou o adendo "..e amigos". Em sua página no Facebook, o prefeito ecofriendly anuncia a mudança: "Eu comecei a transformar o espaço do estacionamento em um parque. Sinta-se livre para aparecer por lá!".

Bem recebida pelos moradores da região, a medida vai ao encontro dos anseios da prefeitura de melhorar a mobilidade urbana da cidade, especialmente em alguns bairros onde a população vem crescendo e gerando certo caos. É o caso de Collegetown, um bairro de estudantes, que precisará construir mais 4 mil unidades de moradias nos próximos 10 anos para atender à demanda dos estudantes que cursam faculdades da região, como o Ithaca College e Cornell.

Segundo Myrick, se a cidade não agir a tempo, a situação, que já não é das melhores, pode piorar. "Nós temos pouco controle sobre a rapidez com que nossa região cresce, mas temos que nos preparar para esse crescimento. Precisamos ser pró-ativos em vez de reativos", diz ele no site oficial da prefeitura de Ithaca.

"Nós podemos mudar os padrões de tráfego e comportamentos de estacionamento, oferecendo métodos alternativos de transporte que são mais acessíveis, confiáveis e convenientes que o uso de carros", completa. Tranformar uma vaga de estacionamento em um parque pode ser um pequeno passo para uma grande mudança.

comments powered by Disqus