Notícias
SP mais verde

Prédios vizinhos ao Minhocão de SP podem ganhar jardins verticais

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 08/05/2015

[img1][box-leia]Uma das áreas mais cinzas da cidade de São Paulo, o Elevado Costa e Silva, está prestes a ficar mais verde. Isso porque a Prefeitura pretende instalar jardins verticais em edifícios no entorno do famoso Minhocão, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial do município nesta quarta-feira.

São elegíveis apenas prédios a até uma quadra de distância do viário, que devem ter empenas cegas - aqueles paredões dos prédios que não possuem janelas. Na região, o Movimento 90º, que reúne pessoas que defendem cidades mais verdes, identificou 140 condomínios nestas condições. Se todos recebessem jardins verticais, a área plantada equivaleria a nove campos de futebol.

Os condomínios interessados devem entregar cartas de intenção na sede da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A seleção será feita pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA).

Ainda não foi divulgado quando a Prefeitura planeja implantar as novas paredes verdes.

PROJETO PILOTO
Em 2013, contamos aqui no Planeta Sustentável que o Movimento 90º instalou cinco mil plantas na parede de um prédio residencial do Minhocão. A iniciativa, que se concretizou por meio de patrocínio, serviu como projeto piloto para comprovar a viabilidade e os benefícios dos jardins verticais.

Observou-se que as paredes verdes funcionam como redução da temperatura, isolamento acústico e podem diminuir em 30% a poluição do entorno. Como o sistema de irrigação é automatizado, as plantas também exigem pouca manutenção.

De acordo com o paisagista Guil Blanche, idealizador do Movimento 90º, há cerca de 500 paredões na cidade de São Paulo prontos para virarem jardins suspensos.

ENVIO DAS CARTAS DE INTENÇÃO
Local:
Sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Endereço: Rua do Paraíso, 387/389 - térreo
Funcionamento: Segunda à sexta, das 9h às 16h.
Mais informações: 3266-5869

comments powered by Disqus
Tags: