Notícias
mundo animal

Predador disfarça-se de orquídea para atrair as presas

Maurício Grego - Exame.com - 04/12/2013

[img1]

[box-leia]Um raro inseto das matas do sudeste da Ásia, o louva-a-deus orquídea, é um hábil caçador que usa sua aparência de flor para enganar as presas. É o primeiro caso conhecido em que isso acontece, relata o site LiveScience.

O louva-a-deus orquídea (Hymenopus coronatus) foi descrito pela primeira vez no século XVIII, mas sempre houve dúvidas sobre a utilidade prática de seu aspecto floral. Poderia ser uma maneira de escapar dos predadores ou de atrair parceiros para o acasalamento.

O fato de ser uma espécie rara, mesmo em seu habitat natural, no Sudeste Asiático, desencorajou estudos mais extensos. Mas um grupo liderado pelo biólogo James O'Hanlon, da Universidade Macquarie, na Austrália, resolveu ir à Malásia esclarecer o mistério.

O louva-a-deus orquídea tem patas traseiras que parecem pétalas. Suas cores fazem com que se confunda facilmente com 13 espécies de flores existentes na área onde vivem. É um visual perfeito para atrair insetos, que acabam sendo capturados e devorados.

O'Hanlon e sua equipe viram isso acontecer dezenas de vezes em seu estudo na Malásia. “Esses louva-a-deus são tão bons nisso que conseguem atrair mais insetos polinizadores do que as próprias flores”, disse o biólogo ao LiveScience.