Notícias
formação

Pós-graduação em Demografia

Redação - Agência Fapesp - 26/09/2011

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrições abertas até 30 de setembro para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Demografia, oferecido pelo Núcleo de Estudos de População (Nepo) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

O objetivo do programa é abordar as questões populacionais sob perspectiva interdisciplinar, envolvendo o conhecimento teórico, metodológico e empírico, produzido pelas ciências sociais e pela demografia stricto sensu.

Podem se inscrever candidatos de diversas áreas do conhecimento, sendo o programa dividido em duas linhas de pesquisa. A primeira é "Dinâmica demográfica e políticas sociais", cuja proposta é o avanço no entendimento das questões relativas às políticas sociais necessárias diante de transformações originadas pelo atual processo de transição demográfica.

A segunda área é "Estudos de População", que incorpora análises referentes aos fenômenos demográficos, resgatando técnicas demográficas e explicações acerca das recentes transformações na dinâmica da população em seu conjunto.

Dentro dessas linhas estão as áreas temáticas: "População e Ambiente", "Família, Gênero de Demografia", "Demografia e Antropologia", "Mobilidade Espacial da População", "Saúde e Morbimortalidade" e "Saúde Reprodutiva e Sexualidade".

São oferecidas 25 vagas, sendo 15 para o mestrado e 10 para o doutorado. Segundo o Nepo, a seleção de candidatos ao mestrado terá por base o desempenho acadêmico anterior, motivação pela demografia, proficiência comprovada em língua inglesa, plano de trabalho, prova escrita - que abrangerá questões conceituais da demografia, assim como tendências da situação demográfica brasileira - e entrevista.

Já para o doutorado, além do desempenho acadêmico anterior do aluno, serão considerados a experiência profissional, maturidade intelectual, proficiência comprovada em apenas uma língua estrangeira (inglês), o projeto de pesquisa e entrevista. É desejável o título de mestre em disciplinas afins à demografia.

A documentação para as inscrições deverá ser entregue à secretaria da pós-graduação, localizada na rua Cora Coralina, s/nº, Cidade Universitária Zeferino Vaz, CEP 13083-896, Campinas, SP.

comments powered by Disqus