Notícias
pesquisa datafolha

No Brasil, violência atinge 1 em cada 5 pessoas

Martina Cavalcanti - EXAME.com - 10/04/2014

[img1]

[box-leia]De cada cinco brasileiros, um foi vítima de pelo menos um tipo de crime entre abril de 2013 e o mesmo mês deste ano, segundo pesquisa Datafolha publicada na edição da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (10). O percentual de 20% é semelhante ao total dos brasileiros que afirma ter um amigo ou partente assaltado (21%).

Os tipos de violência relatados como os mais comuns foram roubo, assalto ou agressão (14%). Em seguida, aparece invasão de casa (9%) e, em terceiro lugar, sequestro relâmpago (1%).

De acordo com o levantamento, os crimes tiveram maior incidência entre jovens de 16 a 24 anos (28%). Por renda familiar, o grupo mais vitimado está entre os que recebem de 5 a 10 salários mínimos - eles representam 26% dos atingidos por crimes.

O percentual de vítimas está distribuído de forma relativamente equânime entre as regiões do país, mas as áreas com mais de 500 mil habitantes abrigam o maior número de alvos de violência: um quarto dos cidadãos vitimados moram nas grandes cidades.

Quem vive no nordeste relata o maior número de casos de parentes ou amigos que já sofreram violência (31%). Por idade, os jovens são os que mais tiveram conhecidos atacados (30%).

Tags: