Notícias
mundo animal

População de tigres selvagens cresce 20% na Índia

Kátia Arima - National Geographic Brasil - 29/03/2011

A população de tigres selvagens cresceu 20% na Índia, nos últimos cinco anos.

Novo levantamento feito pelo Ministério de Meio Ambiente e Florestas da Índia estima que a população atual é de 1706 tigres selvagens, ameaçados de extinção. Em 2006, eram 1411.

Desta vez, uma nova área foi incluída no censo, o do parque nacional de Sunderbans, uma área de manguesais na fronteira com Bangladesh. Sem considerar essa área no levantamento, o crescimento da população foi de 16%, em comparação ao censo anterior.

O país tem o maior número de tigres selvagens do mundo, mas essa população estava sendo reduzida nos últimos anos por conta de alterações no habitat natural do animal. Há um século, havia 100 mil tigres-de-bengala no país. No mundo, existem atualmente 3 mil tigres selvagens.

Apesar desse crescimento do número de animais, o governo está preocupado com a diminuição das áreas de habitat natural dos tigres. Em 2006, os tigres ocupavam no país uma área de 93.600 metros quadrados, mas agora se limitam a 72.800 metros quadrados, de acordo com o estudo do ministério.

Na Índia, há 39 reservas ambientais onde vivem a maioria dos tigres. Um quarto da população desses animais vive fora dessas reservas, revelou o levantamento.

O Projeto Tigre, do governo indiano, usou câmeras escondidas e testes de DNA para contar os animais em 17 estados indianos onde eles vivem. No levantamento anterior, a contagem foi feita manualmente.

comments powered by Disqus