Notícias
pesquisa ibope

Jundiaí quer fim das sacolas descartáveis no comércio

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 13/10/2011

Pesquisa realizada em Jundiaí pelo Ibope Inteligência, a pedido da Apas - Associação Paulista de Supermercados, apontou que 77% dos moradores são contra a utilização das sacolinhas descartáveis nos supermercados. O resultado positivo seria consequência da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, implantada na cidade em 2010, pela própria Apas, com a intenção de incentivar a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados do município.

Ainda segundo a pesquisa, 89%  dos moradores adotaram as sacolas reutilizáveis para transportar suas compras, após o início da campanha, e 45% começaram a usar caixas de papelão na hora de ir ao supermercado. O restante dos consumidores aderiu a sacolas biodegradáveis compostáveis, carrinhos de feira e caixas de plástico. 

Os resultados foram apresentados pela Apas nesta quinta-feira, 13/10, ao governo de São Paulo, com a intenção de ampliar a campanha para todas as cidades do Estado e, assim, fortalecer o acordo assinado pelo governo, em maio deste ano, que visa acabar com o uso das sacolas descartáveis na rede varejista até 2012 (para saber mais, leia Governo de SP quer abolir o uso de sacolas plásticas). 

A pesquisa ainda revelou outros dados positivos: 83% da população de Jundiaí apoia a expansão da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco para outros tipos de comércio da cidade, além dos supermercados, e 93% é a favor da expansão da iniciativa para todas as cidades do Estado de SP. 

Leia também:
A lei a favor da redução de sacolas descartáveis 
Por que reduzir as sacolas plásticas? 
Excesso de sacolas descartáveis causa grandes danos 
O plástico oxibiodegradável é uma boa opção? 
O plástico na reciclagem energética 
Quantas sacolas descartáveis você recusa por dia?

comments powered by Disqus