Notícias
NÃO PERTURBE

Poluição sonora é tema de conferência em São Paulo

Laís Semis - Planeta Sustentável - 15/04/2015

[img1][box-leia]60 segundos de silêncio. Pode parecer pouco, mas é o que propõe o Center for Hearing and Comunication no Dia Internacional da Conscientização do Ruído, 29 de abril, visando demonstrar o impacto do ruído em nossas vidas através do silêncio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial têm alguma deficiência auditiva devido ao excesso de ruído. Tanto barulho também é responsável por problemas de insônia, pressão alta e stress, por exemplo, além de interferir na capacidade de aprendizado.

Aproveitando a data comemorativa, a Prefeitura Municipal de São Paulo realiza, nos dias 27 e 29 de abril, a II Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora.

O objetivo é debater o quadro atual da poluição sonora na cidade de São Paulo, além de medidas e ferramentas para melhorar a vida das pessoas na cidade no que se refere a qualquer perturbação. Incômodos gerados diariamente - que alteram a qualidade de vida da população -, falta de legislação e fiscalização para tratar do tema, como conciliar o direito ao sossego e o estímulo à ocupação do espaço público, tecnologias para gestão da poluição sonora e possíveis medidas de solução entram em pauta na conferência.

Para provocar reflexão e sensibilizar as pessoas, o evento reúne especialistas no tema como o arquiteto Marcos Holtz, autor de cerca de 500 projetos de acústica que buscam a integração das soluções arquitetônicas e construtivas com as necessidades de conforto acústico; o físico Marcelo de Melo Aquilino, especialista em simulações de desempenho térmico, acústico e energético e a engenheira química Débora Castelini, que assessorou a Diretoria do Programa de Silêncio Urbano da Prefeitura de São Paulo entre 2011/2012 e foi diretora entre 2013/2014.

Voltada para o público em geral, autoridades, entidades, estudiosos e representantes do meio acadêmico, a conferência é gratuita, mas conta com vagas limitadas. Para se inscrever basta preencher o formulário disponível no site do evento.  A programação detalhada também está disponível.

SERVIÇO
II Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

Data: 27/04 (2ª feira) - Horário: das 8h30 às 18h
Data: 29/04 (4ª feira) - Horário: das 10h às 12h
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - Salão Nobre Presidente João Brasil Vita - 8º Andar, Bela Vista/São Paulo, SP - Brasil

comments powered by Disqus
Tags: