Notícias
poluentes

Poluição na China não irá melhorar a não ser que país corte emissões pela metade

Gabriel Garcia - INFO Online - 19/02/2015

[img1][box-leia]A China precisa reduzir seu nível de emissões pela metade para começar a melhorar seu problema de poluição atmosférica, disse um membro do governo chinês na última semana.

Zhai Qing, ministro da Proteção Ambiental, afirmou que as emissões de poluentes foram reduzidas em apenas "alguns pontos percentuais" desde 2006 e que seria necessário diminuir ainda mais esse número para que qualquer progresso aconteça.

"De acordo com relatórios de especialistas, as emissões terão que cair entre 30% e 50% se quisermos perceber alguma mudança na qualidade do meio ambiente", afirmou.

A China se comprometeu a fechar antigas plantas industriais, que poluem mais do que o permitido, e cortar o consumo de carvão em áreas densamente povoadas, como parte de sua guerra à poluição.

Em novembro, o país impôs rígidas restrições às indústrias do norte da China para garantir a boa qualidade do ar durante o encontro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em Pequim. Zhai afirma que as emissões na região caíram mais de 50% durante a conferência.

Ele afirmou que a capacidade da China controlar a poluição ainda é "limitada" e suas políticas ainda precisam ser melhoradas.

Apenas oito das 74 cidades monitoradas pelo ministério conseguiram atingir os padrões mínimos de combate à poluição, de acordo com um relatório governamental publicado no começo de 2015.

comments powered by Disqus
Tags: