Notícias
tecnologias verdes

Pó supressor reduz poluição de Londres

Vanessa Daraya - INFO Online - 16/04/2012

Londres vai tentar pulverizar a poluição atmosférica da cidade com um pó supressor. Ele age como um adesivo para reter a poluição nas ruas e impedir sua circulação.

A iniciativa é do prefeito Boris Johnson para tentar diminuir o nível de PM10, um poluente nocivo com partículas inaláveis e com altos níveis na capital inglesa. A tecnologia será aplicada em estradas, no entorno de construções e em volta de indústrias. O pó supressor é feito de uma solução salina biodegradável, chamada acetato de magnésio de cálcio.

Até agora, 15 regiões da cidade foram selecionadas para se beneficiar da tecnologia e receberão fundos e equipamentos do Prefeito e da Transport for London, do governo de Londres. As áreas foram escolhidas a partir da análise de dados gerados pelo monitoramento com a Agência do Ambiente e bairros locais.

O primeiro teste está em andamento na zona industrial de Lewisham no Mercury Way, em Horn Lane, em Ealing. As próximas regiões que receberão testes são Brent, Bexley e Sutton.

Durante a fase piloto, a Transport for London pretende pulverizar o supressor em dois pontos de tráfego pesados durante seis meses. Espera-se uma redução de 10% a 20% das concentrações do PM10, resultado parecido com o que aconteceu em testes na Suécia, Noruega, Áustria, Itália e Alemanha.

Se alcançarem esse resultado, outros locais de Londres poderiam começar a pulverização do pó supressor. Durante a aplicação, a estrada é varrida e lavada por uma máquina a jato. Depois, a solução é aplicada em pequenas quantidades, várias vezes por semana, em horários de pouco movimento.

comments powered by Disqus