Notícias
crise hídrica

Pintar grama virou moda na Califórnia em tempo de seca

Vanessa Barbosa - Exame.com - 11/08/2014

[img1][box-leia]Não tem água para regar a grama? Pinta de verde! Esta é a solução inusitada que alguns moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, têm adotado para manter a grama sempre lustrosa em meio à seca histórica que castiga a região.

Com o aprofundamento da crise hídrica, autoridades municipais aprovaram uma multa de US$ 500 por dia para quem for pego gastando água ao ar livre, na limpeza de calçadas e carros, por exemplo. A medida entrou em vigor no começo de agosto e vale inclusive para a rega de jardins e outras áreas verdes.

Por conta da multa, "as empresas que prometem pintar gramados estão surgindo por toda a Califórnia", destaca o National Journal.

Um dos serviços mais demandados é o da Green Canary (algo como Canário Verde), que em seu site descreve a tinta como uma "solução eco-amigável para gramas secas e doentes".

A empresa diz que a tinta é à prova d'água, não-tóxica e "segura para as crianças, idosos e animais de estimação." De quebra, ela ainda seria capaz de combater o crescimento de ervas daninhas.

Outra forma que os moradores encontraram de manter o jardim verdinho sem gastar água é instalando uma manta de grama artificial.

Segundo relato do site Sanfrancisco.cbs, o telefone não para de tocar no escritório da empresa First Impressions, em San Ramon, que instala grama sintética há 8 anos.

"A seca é a causa. O efeito é um gramado marrom. As pessoas não querem gramado marrom", disse Jason Webb, proprietário da empresa.

A vaidade é um negócio curioso e lucrativo.

comments powered by Disqus
Tags: