Notícias
Divulgação/Pipistrel
tecnologias verdes

Piloto dá volta ao mundo em avião sustentável

Vanessa Daraya - INFO Online - 25/04/2012

O esloveno Matevz Lenarcic completou uma volta ao mundo em um avião ultraleve com baixo consumo de combustível. A ideia era que a viagem durasse 75 dias, mas levou 101.

Lenarcic é piloto, biólogo e alpinista. Ele iniciou sua viagem a partir do aeroporto de Liubliana, na Eslôvenia, em 8 de janeiro. A volta aconteceu na última quinta-feira (19).

No total, Lenarcic percorrer 100 mil quilômetros durante a viagem que faz parte do projeto GreenLight WorldFlight. Ele passou por mais de 100 países, sete continentes, três oceanos, 120 parques nacionais, além da Antártida e do Monte Everest. Tudo isso enquanto queimava a menor quantidade de combustível possível.

Quando chegou, Lenarcic recebeu homenagens e prêmios da empresa Pipistrel Aircrafts, fabricante do avião. O piloto considera o avião Pipistrel Virus-SW914 - usado na viagem - o melhor em termos de ecologia, consumo de gasolina e valor.

Além de realizar um sonho, Lenarcic fotografou e mediu a concentração de carbono negro, produzido durante a combustão incompleta de combustíveis fósseis. Espera-se que os dados coletados ajudem os climatologistas a estudar melhor o papel dessas partículas nas mudanças climáticas globais.

A Pipistrel Aircrafts é uma fabricante especialista em aeronaves leves. Em 2011, ela ganhou um prêmio da Nasa por percorrer 300 quilômetros em menos de duas horas usando menos de um galão de combustível por ocupante. Por isso, também é possível encontrar o adesivo da agência espacial americana no avião.

comments powered by Disqus