Notícias
Divulgação
sustentável

Petrobras já reutiliza 10% de toda a água que consome

Nielmar de Oliveira - Agência Brasil - 07/11/2011

De janeiro a agosto deste ano, a Petrobras já reutilizou 13 bilhões de litros de água em suas operações de extração, produção e refino de petróleo e gás natural. O volume equivale a 10% de toda a água necessária às operações da companhia, já é 15% superior ao volume reutilizado no mesmo período do ano passado e daria para abastecer, no período, uma cidade com cerca de 450 mil habitantes.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador de Recursos Hídricos da estatal, Carlos Gonzales, avaliou que a racionalização e a reutilização da água garantem à empresa uma segunda fonte de abastecimento, com a redução da demanda por água nova para as operações.

Ele informou que a Petrobras pretende concluir os projetos de reutilização para chegar a 2013 com uma economia adicional de cerca de 13 bilhões de litros de água por ano - o que levaria a empresa a reutilizar 20% da água necessária às operações.

"Um dos maiores projetos do mundo será implantado no Complexo Petroquímico do Rio (Comperj), que está sendo construído em Itaboraí, na região metropolitana da capital, onde a Petrobras utilizará uma solução inovadora - o aproveitamento da água de esgoto que será tratada para uso industrial", disse.

Os dados indicam que a vazão prevista para o empreendimento pode alcançar até 1.500 litros por segundo, volume equivalente a 47,3 bilhões por ano. "Essa quantidade é suficiente para o consumo de uma cidade de 750 mil habitantes".

Paralelamente, a Petrobras desenvolve na Refinaria de Capuava (Recap), em São Paulo, projeto que é referência em racionalização do uso da água. "Lá desenvolvemos um projeto em que, pela primeira vez na América Latina, uma refinaria pratica o descarte zero de efluentes".

Os números relativos ao projeto indicam que a refinaria deixou de captar 1 bilhão de litros de água por ano do Rio Tamanduateí, que corta o município onde a planta da refinaria está instalada.

comments powered by Disqus