clonagem

Pesquisadores criam vaca que produz leite humano

Olavo Guerra - National Geographic Brasil - 05/04/2011

Cientistas chineses criaram vacas leiteiras geneticamente modificadas para produzir o leite com as mesmas propriedades do produzido pelos humanos.

Para os pesquisadores que lideraram os estudos, o novo tipo de leite pode ser uma alternativa futura aos filhos das mulheres com problemas na produção de leite. A pesquisa foi publicada no jornal Public Library of Science One.

De acordo com os cientistas, o leite humano tem uma grande quantidade de nutrientes importantes que ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico e reduz o risco de infecções nos bebês. O leite das vacas modificadas tem um gosto um pouco mais forte, mas com o mesmo poder do leite humano, segundo os cientistas.

Para produzir essa espécie de vaca, os cientistas utilizaram uma técnica de clonagem para introduzir genes humanos no DNA das vacas leiteras antes de implantar os embriões geneticamente modificados em uma vaca que serviu ao experimento.

O leite produzido por algumas das vacas geneticamente modificadas tem a proteína humana chamada de lisozima, que protege bebês de infecções por bactérias durante seus primeiros dias. Os pesquisadores também criaram uma vaca que produz outra proteína humana conhecida como lactoferrina, que aumenta o número de células do sistema imunológico.

As pesquisas não foram bem aceitas por críticos de tecnologia e grupos de bem-estar dos animais, que argumentam a qualidade do leite de um animal geneticamente modificado e os efeitos que essas mudanças genéticas trazem à saúde das vacas.

Para o cientista diretor da State Key Laboratories de agro-biotecnologia na Universidade de Agricultura da China - e líder dos estudos - Ning Li, o leite das vacas geneticamente modificadas pode começar a ser vendidos nos supermercados em menos de 10 anos.