Notícias
biodegradável e econômica

Pesquisadores criam bateria a base de açúcar

Vanessa Barbosa - Exame.com - 28/01/2014

[img1]

[box-leia]Todos os anos, milhares de baterias tóxicas são descartadas de forma inadequada, o que representa uma ameaça para o meio ambiente e a saúde humana. Mas uma nova pesquisa poderia ajudar a manter toneladas de baterias longe dos aterros sanitários.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Virgínia Tech, nos Estados Unidos, desenvolveu uma bateria a base de açúcar, que representa uma alternativa biodegradável, mais barata e tão confiável quanto as baterias convencionais. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Segundo Y.H. Percival Zhang, professor associado de engenharia de sistemas biológicos que liderou o estudo, dentro de três anos, a nova bateria poderia alimentar telefones celulares, tablets, videogames e outros aparelhos eletrônicos.

Apesar de outras baterias de açúcar já terem sido desenvolvidas, a bateria de Zhang tem uma densidade de energia de uma ordem de magnitude maior do que as outras, o que permite que ela seja usada por mais tempo antes de precisar ser reabastecida.

Como células de combustível, a bateria de açúcar combina combustível - neste caso, maltodextrina, um polissacarídeo feito a partir da hidrólise parcial de amido - com o ar para gerar energia elétrica e água como principais produtos secundários.

"O açúcar é um composto de armazenamento de energia perfeito na natureza", diz Zhang. "Então, é lógico que nós tentamos aproveitar esse poder natural de uma forma amiga do ambiente para produzir uma bateria", completa.