Notícias
surpresa

Pesquisador brasileiro descobre nova espécie de planta pelo Facebook

Gabriel Garcia - INFO Online - 30/07/2015

[img1] É bem provável que o pesquisador Paulo Gonella, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, não esperasse descobrir uma nova espécie de planta ao abrir seu feed de notícias do Facebook. Mas foi exatamente isto o que aconteceu há pouco mais de dois anos, resultando em um estudo publicado na última sexta-feira (24).

Reginaldo Vasconcelos, um amigo orquidófilo de Gonella, fotografou a nova espécie pela primeira vez em 2012, durante uma caminhada por uma montanha de Governador Valadares, Minas Gerais. "As plantas na foto pareciam muito diferentes de todas as outras espécies que eu conhecia", afirma o pesquisador da USP.

Gonella, especialista em plantas do gênero Drosera, resolveu ir até o local da foto para confirmar que a planta era inédita. Após estudar a espécie nos últimos anos, o pesquisador anunciou a descoberta na revista científica Phytotaxa, ao lado de outros pesquisadores do Jardim Botânico de Berlim, na Alemanha, onde atualmente faz doutorado.

A nova planta é uma espécie até então desconhecida das Drosera e foi batizada como Drosera magnifica. A planta pode crescer até 1,5 metro e é uma das três maiores espécies carnívoras do mundo. As plantas do gênero Drosera têm folhas capazes de capturar insetos do tamanho de borboletas, graças a pequenos "tentáculos" que capturam e imobilizam os animais.

"Bancos de dados baseados na internet se tornaram uma ferramenta importante para botânicos e entusiastas de plantas compartilharem seus interesses e conhecimentos", escreve Gonella no artigo. Segundo o pesquisador, a descoberta da nova espécie da Drosera marca a primeira vez que uma nova planta foi encontrada por meio de uma rede social, mas não deve ser a última.

comments powered by Disqus