ciência

Pesquisa: molécula pode combater o aquecimento global

Kátia Arima - National Geographic Brasil Online - 13/01/2012

Uma pesquisa publicada no periódico científico Science desvenda o potencial revolucionário de uma molécula capaz de reagir com poluentes produzidos pela combustão e limpar a atmosfera.

Os bi-radicais de Criegee, intermediários químicos invisíveis, estão sendo estudados por um time de cientistas da Universidade de Manchester e Universidade de Bristol, do Reino Unido, e da Sandia National Laboratories, nos Estados Unidos.A molécula é capaz de oxidar poluentes presentes na atmosfera como o dióxido de nitrogênio, óxido nítrico e dióxido de enxofre e formar sulfatos e nitratos na atmosfera, que podem ajudar a resfriar o planeta.

Apesar desses intermediários químicos terem sido teorizados em 1950, apenas agora eles foram detectados. O equipamento que fez a detecção e a medição dos bi-radicais de Criegee usa a luz síncrotron de terceira geração, que é mais ajustável.

Os pesquisadores acreditam que o avanço da pesquisas sobre os bi-radicais de Criegee podem ter um forte impacto sobre o clima. Nos últimos 100 anos, a temperatura na Terra subiu 0,8°C.