Notícias
DESINFORMAÇÃO TEM CURA

Pesquisa Atitude Abril - Aids quer ouvir sua opinião. Participe!

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 30/05/2014

[img1][box-leia]
Já está no ar a pesquisa que tem como objetivo elaborar o maior retrato do país sobre o conhecimento da população a respeito de HIV/Aids, comportamento sexual dos brasileiros e barreiras a ser ultrapassadas para aumentar o controle da doença.

O lançamento ocorreu ontem, (20/05) em evento na Praça Victor Civita, em São Paulo, e contou com a participação de Fábio Barbosa, presidente da Abril S.A. e bate-papo com o humorista Fábio Porchat, o médico infectologista e imunologista Esper Kallas e a assistente de responsabilidade social, ativista e soropositiva Silvia Almeida. "Achamos que o assunto já tinha sido endereçado, mas percebemos que a sociedade precisa se mobilizar novamente", disse Barbosa sobre a nova campanha.

O projeto Atitude Abril - Aids começou no final de fevereiro e conta com apoio de artistas e celebridades, além de conteúdo divulgado nas publicações da editora e também aqui no site do Planeta Sustentável.

A campanha quer mostrar que a Aids não acabou e há uma geração de jovens que desconhecem a realidade e os riscos de contrair o vírus. No Brasil, 39 mil novos casos são diagnosticados por ano. A maior incidência é sobre pessoas entre 30 e 44 anos. E na faixa dos 50 anos ou mais, os casos simplesmente dobraram.

Nos últimos anos, a ênfase na prevenção à doença diminuiu e há uma banalização em relação aos cuidados. "É extremamente importante falar de Aids", disse Silvia Almeida, soropositiva há quase 20 anos. Depois de 14 anos casada com o primeiro namorado, Silvia descobriu que ela e o marido eram portadores do HIV. Ele morreu em 1996 e ela nunca se entregou. Toma cerca de 15 remédios diariamente e tem um olhar positivo, mas reconhece as dificuldades dos doentes. "Ainda hoje é difícil se expor. Só a informação vai vencer o preconceito".

Fábio Porchat falou sobre como surgiu a ideia de criar a série Viral, do Porta dos Fundos, que aborda de maneira bem humorada como um amigo descobriu ter Aids. "Originalmente queria contar a história da amizade de dois caras e mostrar que nada poderia separá-los", revelou o humorista. "Pensei então na Aids e percebi que nunca tinha visto ninguém falar sobre a doença de modo divertido".

Diante do desafio, Porchat escreveu a série e consultou médicos infectologistas e portadores do vírus HIV. A reação foi unânime. Todos gostaram. "É um maneira de rir do preconceito e da ignorância, e não da doença. O tabu ficou de lado", acredita.

Agora é a sua vez de tornar viral esta pesquisa. Acesse agora o site Atitude Abril  e participe! Desinformação tem cura.

Abaixo, a peça da nova campanha:

[img2]


Abaixo, o banner criado no lançamento da "Atitude Abril Aids" que acompanha todas as notícias a respeito da doença publicadas nas revistas e nos sites da Editora Abril, inclusive aqui, no Planeta Sustentável.

[img3]

[img4]

[img5]

[img6]

[img7]

comments powered by Disqus