Notícias
vida marinha

Perfume de caracol do mar pode ajudar a salvar recifes de corais

Karen Carneti - INFO Online - 16/12/2014

[img1][box-leia]A Grande Barreira de Coral, localizada na Austrália, é o maior recife de coral do mundo e vive constantes ameaças. Entre elas está o coroa-de-espinhos, uma espécie de estrela-do-mar que se alimenta dos corais. Mas, graças à charonia - um tipo de caracol do mar que é inimigo natural da coroa-de-espinhos - isso pode mudar.

Cientistas descobriram que um perfume exalado pelo caracol do mar faz as coroas-de-espinho fugirem. "Nossa equipe na USC inclui os principais cientistas que são biólogos moleculares e especialistas em proteômica e metabolômica que podem identificar exatamente o que é a molécula de perfume", diz Scott Cummins, pesquisador da Universidade de Sunshine Coast, na Austrália.

"Esperamos sintetizar quimicamente a molécula, e, em seguida, liberar lentamente o perfume composto para controlar os movimentos da estrela-do-mar. A ideia é o perfume afastar as estrelas pra longe, reduzir sua reprodução e mantê-las fora de partes particularmente sensíveis do recife", afirmou.

O vídeo abaixo, liberado pelo Instituto Australiano de Ciência Marinha, mostra o quanto as coroas-de-espinhos odeiam o cheiro de uma charonia:

comments powered by Disqus
Tags: