Notícias
planos ambiciosos

Pela primeira vez, eólica abastece metade da Dinamarca

Vanessa Barbosa - Exame.com - 05/02/2014

[img1]

[box-leia]Em dezembro, a energia eólica garantiu cerca de 55% de toda a eletricidade consumida na Dinamarca. Foi a primeira vez que um país recebeu mais da metade de sua energia a partir de fonte eólica em um mês inteiro, segundo o principal operador de rede da Dinamarca, Energinet.dk.

Determinados períodos do mês chegaram a registrar índices ainda maiores. No primeiro dia de dezembro, a força dos ventos foi suficiente para prover 100% das necessidades do país. Já na semana do Natal, forneceu 68,5% na média.

O país, que é um dos líderes mundiais em energia eólica, tem planos ambiciosos para essa fonte limpa e renovável - almeja repetir o feito todos os meses.

A meta é receber 50% de sua eletricidade a partir de energia eólica em uma base anual até 2020. Para 2050, quer obter 100% de sua energia proveniente de fontes renováveis.

Segundo o site WindPowerMonthly, o registro foi conseguido principalmente através da instalação de mais parques eólicos em 2013. O comissionamento do parque eólico offshore de 400MW Anholt foi o acréscimo mais significativo.