Notícias
reconhecimento

Paulo Adario é eleito Herói da Floresta pela ONU

Marina Franco - Planeta Sustentável - 09/02/2012

O brasileiro Paulo Adario, diretor da Campanha da Amazônia do Greenpeace no Brasil, recebeu hoje da ONU – Organização das Nações Unidas o Prêmio Heróis da Floresta, concedido a pessoas de todo o mundo que ajudaram a proteger florestas e suas comunidades. A cerimônia de entrega foi realizada hoje, em Nova York, e marcou o encerramento do Ano Internacional das Florestas, comemorado em 2011, como designado pela ONU.

Paulo coordena uma equipe de pesquisa sobre a indústria madeireira na Floresta Amazônica e que trabalha contra a devastação florestal que o setor causa na região. Ele foi o eleito do Prêmio Heróis da Floresta na América Latina. Os ambientalistas representantes de outras regiões foram:
- Paul Nzegha Mzeka, do Camarões (África);
- Shigeatsu Hatakeyama, do Japão (Ásia);
- Anatoly Lebedev, da Rússia (Europa), e
- Rhiannon Tomtishen e Madison Vorva dos Estados Unidos (América do Norte).

Além de Paulo Adario, outros dois brasileiros foram homenageados na cerimônia da ONU: José Cláudio da Silva e Maria do Espírito Santo, casal de líderes extrativistas que foi assassinado no ano passado, no Pará, depois de receber ameaças de morte por conta do trabalho de proteção da floresta que desempenhava na região.

comments powered by Disqus