Notícias
comportamento animal

Pássaros 'cultivam' plantas para atrair fêmeas

Redação - Veja.com - 25/04/2012

Em estudo que será publicado nesta terça-feira na revista Current Biology, um grupo de cientistas mostrou que os pássaros-caramancheiros machos, ainda que sem intenção, cultivam plantas em torno de seus ninhos para atrair fêmeas. Embora não seja proposital, é a única espécie a 'cultivar' plantas com outra intenção que não seja a alimentação além dos seres humanos.

Na região onde o estudo foi realizado, os pesquisadores perceberam que o número de plantas Solanum ellipticum, que têm flores lilás e frutos verdes, era muito maior em torno dos ninhos dos caramancheiros do que em outros locais. Após observações, os autores do estudo concluíram que os pássaros não selecionavam regiões com maior incidência dessas plantas, mas que elas são cultivadas ao redor dos ninhos. Para os pesquisadores, o plantio não é feito intencionalmente, mas as plantas são originadas dos frutos trazidos pelos machos para enfeitar o ninho.

A descoberta foi feita por pesquisadores das universidades de Exeter (Grã-Bretanha), Postdam (Alemanha), Deakin e Queensland (Austrália) em estudo realizado com pássaros-caramancheiros do Parque Nacional Taunton, localizado em Queensland, na Austrália. Esses animais, nativos da Austrália e da Papua-Nova Guiné, são famosos por enfeitarem seus ninhos para atrair fêmeas. O nome caramancheiro tem origem na estrutura que esses animais constroem seus ninhos, os caramanchões.

Como as fêmeas do caramancheiro são especialmente atraídas por machos cujos ninhos têm bastantes frutos, eles coletam esses frutos e os espalham ao redor de seus lares. Quando os frutos murcham, são espalhados pela região dos ninhos e dão origem a novas plantas. Além de enfeitarem, os caramancheiros também limpam a região onde vivem removendo ervas-daninhas e gramas dos arredores dos seus ninhos, hábito que também favorece o florescimento de novas plantas.

Os autores investigaram também os benefícios que essa relação pode gerar também para as plantas. Como os machos caramancheiros mantém um ninho no mesmo local por mais de dez anos, isso pode favorecer que plantas de longa duração se estabeleçam no local.

Outra característica dos caramancheiros que pode beneficiar as plantas é a capacidade de seleção desses animais. Com base nos testes, os autores do estudo concluíram que os frutos de plantas próximas dos caramanchões são levemente mais verdes do que os encontrados em outros locais. Isso é provocado pela preferência que os machos têm por frutos de tom mais verdes.

"Até agora, os humanos eram a única espécie conhecida por cultivar plantas para outros usos além de alimento. Nós plantamos por vários motivos: para produzir drogas, roupas e inclusive para criar adereços usados para atração sexual, como as rosas, mas parece que nós não somos os únicos nesse aspecto", afirma Joah Madden, autor principal do artigo.

comments powered by Disqus