Notícias
TURISMO SUSTENTÁVEL

‘Passaporte Verde’ tem nova campanha pelo turismo sustentável na Copa

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 28/05/2014

[img1][box-leia]
Eu cuido do meu destino
é o slogan da edição 2014 da campanha global Passaporte Verde, que incentiva empresários e viajantes a ter práticas mais sustentáveis e reduzir impactos sobre o meio ambiente.

A iniciativa global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), criada em 2007, conta com a parceria do governo brasileiro, que quer aproveitar a realização da Copa do Mundo no país no mês que vem para sensibilizar e conscientizar as pessoas a fazer compras e escolhas mais responsáveis durante suas viagens.

"O Passaporte Verde traz o termo sustentabilidade para o cidadão comum. Ele possibilita um novo formato de turismo sustentável, ao permitir que todos possam mudar o comportamento com atitudes simples durante as viagens", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Entre as dicas de sustentabilidade elaboradas pela iniciativa, está o Roteiro Passaporte Verde, com 60 opções de passeios nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Já para o setor empresarial, há o Compromisso Passaporte Verde, ferramenta online pela qual estabelecimentos podem fazer auto-avaliação de boas práticas de produção e serviços. Os participantes do processo farão parte de um cadastro que ficará disponível via hotsite e aplicativo para consumidores.

Ainda fazem parte da campanha: plataforma online de comunicação, com portal interativo, aplicativo móvel e forte divulgação nas redes sociais. A nova identidade visual, criada pelo PNUMA Brasil, será usada mundialmente.

O engajamento de empresários do setor turístico também poderá ser realizado por meio de workshops com práticas ecoeficientes para hotéis, bares e restaurantes. Os eventos acontecerão em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Você confere mais sugestões bacanas de como agir e se comportar nas próximas férias no post Passaporte Verde, publicado em 2012 no blog Sustentável na Prática.

comments powered by Disqus