Notícias
Felipe Fontoura Instalação, em SP, promove parques nacionais até 17/06
homenagem

Instalação, em SP, promove parques nacionais até 17/06

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 15/06/2011

Até a próxima sexta-feira, 17 de junho, os paulistanos terão a oportunidade de assistir a uma intervenção urbana, promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, para incentivar a visitação aos parques nacionais: trata-se de uma bolha gigante instalada dentro do Rio Pinheiros, nas proximidades da Ponte Estaiada, em São Paulo.

Com cerca de seis metros de diâmetro, a bola transparente está "recheada" com uma imagem tridimensional de um cedro nativo (Cedrela fissilis) - árvore encontrada nos parques nacionais da maioria dos Estados brasileiros, que está ameaçada de extinção -, com a intenção de mostrar a importância dessas UCs - Unidades de Conservação para a preservação da biodiversidade brasileira.

Como parte da ação de estímulo à visitação dos parques nacionais, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza ainda fará projeções noturnas de imagens de espécies e paisagens brasileiras, que podem ser vistas nas UCs, em importantes pontos da capital paulista. Entre eles, as avenidas Paulista, Rebouças, Faria Lima e 9 de Julho. (Veja o roteiro completo das próximas projeções no final da notícia)

A intervenção teve início nesta terça-feira, 14 de junho, em homenagem ao Dia dos Parques Nacionais. Segundo a Fundação, o Brasil possui, espalhados por todo o seu território, 67 parques nacionais, mantidos pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que garantem a proteção da biodiversidade brasileira e, também, os serviços ambientais prestados pela natureza, como, por exemplo, a regulação do clima e a preservação da água.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza financia a conservação de duas UCs: a Reserva Natural Salto Morato, no município paranaense de Guaraqueçaba, e a Reserva Natural Serra do Tombador, que fica no norte de Goiás e é considerada a quarta maior Reserva Particular de Patrimônio Natural do cerrado brasileiro.

Acompanhe as projeções das imagens dos Parques Nacionais, em São Paulo:
Hoje, 15/6:
Rua da Consolação, Rua Maria Antonia, Rua Sabará, Rua Alagoas, Av. Pacaembu, Rua Des. Paulo Passalaqua e Rua Major Natanael;
Quinta, 16/6: Av. Dr. Arnaldo, Rua Cardeal Arcoverde, Av. Henrique Schaumann, Av. Rebouças e Av. Brig. Faria Lima e
Sexta, 17/6: Av. Brig. Faria Lima, Rua dos Pinheiros, Rua Mourato Coelho, Rua Luis Murat, Rua Harmonia e Rua Wisard.

Leia também:
As Unidades de Conservação e a Economia

comments powered by Disqus