Notícias
autolib

Paris lança serviço de aluguel de veículos elétricos

Natali Chiconi - Quatro Rodas - 03/10/2011

Após a introdução do "Vélib", um sistema de aluguel de bicicletas, Paris passa a contar também com um serviço de aluguel de carros elétricos. Chamado de "Autolib", ele foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira.

Uma das facilidades do serviço é que o usuário pode pegar um veículo em uma das diferentes estações espalhadas pela capital francesa e depois devolvê-lo em outra. Assim, o "Autolib" oferece a maior flexibilidade possível aos cidadãos, incentivando-os cidadãos a adotar este meio de transporte no lugar de seu veículo particular.

De acordo com a agência EFE, o objetivo da prefeitura de Paris é retirar de circulação 22,5 mil veículos convencionais, para aliviar o trânsito e diminuir as consequências ambientais. Por ora, o sistema será posto à prova durante dois meses, com uma primeira remessa de 66 veículos elétricos de dois lugares distribuídos em 33 estações.

Em dezembro, quando será lançado de forma definitiva, o "Autolib" contará com 75 estações e 250 carros. A meta da iniciativa é ter em 2014 mil estações espalhadas por toda a capital francesa, com 3,5 mil veículos.

Em termos de preços, a empresa concessionária oferecerá diferentes preços, de 144 euros por ano, 15 euros por semana e 10 euros por dia. A primeira meia hora de utilização custa entre 5 e 7 euros, de acordo com o desconto, a segunda entre 4 e 6 e o resto entre 6 e 8.

Com design italiano, na cor cinza metálico e apuradas linhas aerodinâmicas, o carro, batizado de "Bluecar", tem 3,65 metros de comprimento, alcança até 130 km/h e tem uma autonomia de 250 quilômetros. Silencioso, o automóvel é equipado com um sistema de navegação GPS e câmbio automático, tudo isso para facilitar a condução.

comments powered by Disqus