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economia de água

Parem de lavar seus jeans, diz CEO da Levis (ele parou)

Vanessa Barbosa - Exame.com - 26/05/2014

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[box-leia]Não, você não leu errado. Chip Bergh, CEO da Levi´s, chocou os maníacos por higiene ao dizer que o seu par de jeans favorito, que ele usa há mais de um ano, "ainda não tinha visto uma máquina de lavar". A declaração foi feita durante evento de sustentabilidade da revista Fortune. 

Questionado sobre a frequência com que se deve lavar os jeans, ele foi direto: "Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los", disse. 

"Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de pele, nem nada parecido", explicou, diante da plateia surpresa. 

A recusa em lavar a peça de roupa - ou pelo menos, de reduzir a fequência de lavagem - tem virtudes, segundo Bergh. Além de conservar o tecido do jeans, ajuda a preservar os recursos do planeta, no caso, a água

Em 2008, ao avaliar o ciclo de vida do seu princpal produto, a empresa descobriu que metade do consumo de água ocorre na fabricação do jeans, enquanto a outra metade ocorre na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens em máquina de lavar. 



SLOW-FASHION E A CALÇA CENTENÁRIA
Em se tratando de uma das maiores empresas de vestuário do mundo e líder mundial em jeans, a declaração do CEO não é gratuita. 

Há tempos, a Levi´s busca estar à frente no quesito sustentabilidade. 

Através de sua coleção Water Less, conseguiu reduzir 28%, em média, o consumo de água na fabricação do jeans tradicional. Em novos produtos, a economia chega a 96%. 

A empresa se orgulha de remar contra a maré da chamada fast-fashion (moda rápida). 

"No fast-fashion, onde se encontram empresas como H&M, você compra a roupa e usa três, quatro vezes e logo se desfaz dela. Acho que nós, da Levis Strauss, somos o melhor exemplo de slow-fashion", comparou o CEO. 

Prova disso é o modelo 501, a primeira calça jeans lançada pela Levi´s, que completou 141 anos este ano, e continua sempre atual. Para a empresa, durabilidade é, em essência, sustentabilidade. 

SUSTENTABILIDADE DE PONTA À PONTA
A preocupação em reduzir a pegada ecológica se sustenta, ainda, em uma série de ações implementadas na última década. 

Em 2007, a Levi's fez uma parceria com a ONG Better Cotton Initiative (Iniciativa para um Algodão Melhor), a fim de promover na fase de produção e tratamento do algodão a redução do uso de água e pesticidas, a preservação da biodiversidade e o respeito às normas de proteção aos trabalhadores. 

Cinco anos depois, prometeu eliminar todas as substâncias tóxicas de sua cadeia de fornecedores e de produtos até 2020, ao aderir à campanha Detox, promovida pela Ong ambientalista Greenpeace. 

A investida mais notável é o recente programa Wellthread Levis, aplicada à Docker, a marca da Levi´s especializada em calças caqui. 

É um pequeno projeto piloto de produção de jeans totalmente sustentável, de uma ponta à outra. Lançada em 2013, a coleção, segundo a empresa, possui tecidos mais fáceis de reciclar e que consomem menos energia e água que todas as outras linhas. 

De acordo com Bergh, a empresa avalia se essa forma de fazer jeans é produtivo e economicamente viável. "Trata-se de uma coleção da ordem de mil unidades, uma linha premium, com preço mais puxado", diz. 

No site da marca, nos EUA, o preço médio de uma calça da linha é de U$128 (cerca de R$ 280) , mais que o dobro de um modelo tradicional por lá. 

Veja o vídeo de divulgação do programa "Wellthread Levis": 

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