Notícias
a igreja e o clima

Papa Francisco pede a fiéis: salvem a ″Criação de Deus″

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 21/05/2014

[img1][box-leia]Diante de uma multidão em Roma hoje, 21/05, o atual chefe de estado do Vaticano fez discurso em que defendeu a luta contra as mudanças climáticas globais. O papa pediu que os cristãos se tornem guardiões da Criação. "Se destruirmos a Criação, a Criação nos destruirá! Nunca se esqueçam disso!", alertou.

Para o papa argentino, o respeito à beleza da natureza e grandiosidade do Cosmos faz parte de valores cristãos e se falharmos em proteger o planeta, as consequências poderão ser catastróficas.

Segundo Francisco, na história da criação do mundo no livro de Gênesis, Deus criou o planeta e encarregou a humanidade de cuidá-lo. "A Criação não é uma propriedade, que podemos governar à vontade ou pertencente a poucos", disse o papa. "A Criação é um dom maravilhoso que Deus nos deu, então devemos cuidá-lo e usá-lo para o benefício de todos, sempre com grande respeito e gratidão".

O discurso ambientalista do pontífice da Igreja Católica acontece logo após uma cúpula de cinco dias sobre sustentabilidade, realizada no Vaticano no começo do mês. Sustainable Humanity, Sustainable Nature, Our Responsability foi o tema do encontro que reuniu economistas, filósofos, astrônomos, juristas, cientistas e demais especialistas para debater como a igreja deve abordar as questões climáticas.

Nos últimos tempos, a igreja tem demonstrado grande interesse em tornar pública sua preocupação com os problemas causados pelo aquecimento global.

comments powered by Disqus
Tags: