Notícias
Kheel Center, Cornell University / Creative Commons Os países que mais combatem as mudanças climáticas
ranking

Os países que mais combatem as mudanças climáticas

Vanessa Barbosa - Exame.com - 19/12/2012

Em um momento de elevação dramática nas emissões de gases de efeito estufa e de maciços investimentos em combustíveis fósseis, a luz no fim do túnel parece cada vez mais distante no caminho para a solução dos problemas climáticos. É o que aponta um estudo feito pelo Germanwatch e a Climate Action Network, que classifica o desempenho dos 58 maiores emissores de CO2 no combate ao aquecimento global.

 

Mais uma vez, nenhum país conseguiu ocupar as três primeiras posições devido à falta de ambição para atingir as metas de redução de emissões, necessárias para manter o aquecimento abaixo de 2 graus Celsius. Enquanto a Dinamarca e a Suécia apresentam melhores avaliações políticas e emissões relativamente baixas, a alta classificação de Portugal é derivada de emissões mais baixas devido à crise econômica, sublinha o estudo.

Pela primeira vez, o índice utilizou dados de desmatamento, o que resultou na queda de países com altas emissões causadas pela destruição das florestas, como o Brasil e a Indonésia. Já os dois maiores emissores, Estados Unidos e China, ainda vão mal, ocupando o 43º e o 54º lugares, respectivamente.

 

Confira a tabela com todos os países do ranking no site Exame.com

comments powered by Disqus