Notícias
Belo Monte

Operação Cidadania Xingu começa na 4ª feira

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 02/08/2011

O programa Operação Cidadania Xingu será iniciado pelos governos Federal, do Estado do Pará e dos 11 municípios da região, nesta quarta-feira (4), onde está em construção a polêmica Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A iniciativa consiste na prestação de mais de 100 serviços dirigidos à população local, estimada em 336 mil habitantes.

Na agenda, constarão regularização fundiária e ambiental, além de outras áreas, como saúde e educação,e obras em estradas vicinais e na BR Transamazônica, de acordo com o Governo Federal. A programação deverá ter a duração de dois meses. A abertura oficial ocorrerá no Centro de Convenções e Cursos de Altamira. 

Segundo o Consórcio Construtor Belo Monte, os equipamentos para a obra já chegaram em Vitória de Xingu, no último dia 5, que tem prazo para conclusão em 2015.. Em contrapartida, movimentos que se opõem à instalação ainda se mobilizam. Uma das iniciativas recentes foi o filme Xingu - Vozes não consideradas , dirigida pelo espanhol Damià Puig, exibido no dia 13, na competição do 4º Festival de Paulínia. A apresentação do documentário também está programada em comunidades da região amazônica, cineclubes, escolas e universidades. 

Mais informações sobre a Operação Cidadania Xingu podem ser consultadas no Blog Cidadania Xingu . 

comments powered by Disqus