Notícias
saúde

ONU: tratamento contra Aids será universal até 2015

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 18/07/2012

[box-leia]O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) divulgou nesta quarta-feira (18) que os 191 países signatários dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) conseguirão atingir em 2015 duas metas propostas pela ODM 6, que diz respeito ao combate do HIV/Aids e da malária, entre outras doenças: universalizar o tratamento contra a Aids e zerar a transmissão do vírus HIV entre mães e bebês

De acordo com a Organização, nos últimos oito anos, o número de pessoas com acesso a antirretrovirais aumentou significativamente. São 8 milhões de infectados que hoje possuem acesso aos medicamentos, contra 400 mil em 2003, o que levou a um aumento da expectativa de vida dos doentes. 

Apesar disso, 46% do total estimado de pessoas que deveriam estar em tratamento ainda não o recebem, segundo o Unaids. Os índices mais preocupantes estão no Oriente Médio, no norte da África, na Europa do Leste e na Ásia Central, respectivamente. A América Latina é a região com cobertura de tratamento mais massiva, conseguindo tratar cerca de 70% de sua população infectada. 

Durante a divulgação dos dados, Pedro Chequer, coordenador da Unaids no Brasil, elogiou as políticas nacionais de combate ao vírus e à doença, mas reforçou a necessidade de maiores investimentos para a prevenção da Aids, já que, segundo ele, estima-se que atualmente cerca de 250 mil brasileiros estejam infectados com o vírus sem saber.

comments powered by Disqus