Notícias
inserção social

ONU cria fundo para beneficiar pessoas com deficiência

Marina Franco - Planeta Sustentável - 09/01/2012

Uma parceria entre agências da Organização das Nações Unidas criou um fundo para promover os direitos de pessoas com deficiência e apoiar a melhoria de políticas, a compilação de dados e a prestação de serviços dos países a estas pessoas.

Chamada UN Partnership to Promote the Rights of Persons with Disabilities Fund, a iniciativa pretende facilitar o diálogo entre governos e organizações que atendam pessoas com deficiência, a fim de estimular ações nacionais contra discriminação e marginalização destas pessoas.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Deficiência*, publicado no começo do ano passado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Banco Mundial, mais de um bilhão de pessoas hoje vivem com algum tipo de deficiência. O número corresponde a aproximadamente 15% da população mundial.

Comprometeram-se a participar do fundo os governos da Finlândia, Suécia e do estado de São Paulo, entre outros. A Austrália já contribuiu com cerca de US$ 2 milhões. As agências da ONU parceiras no fundo são:
- OIT - Organização Mundial do Trabalho;
- ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos;
- UNDESA - Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas;
- PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento;
- UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância e
- OMS – Organização Mundial da Sáude.

Para a administradora-adjunda do PNUD, Rebeca Grynspan, que será Secretária Técnica do fundo, o acordo ajudará a promessa internacional de acabar com a exclusão social de pessoas com deficiência. 

*Relatório Mundial sobre Deficiência (em inglês)

comments powered by Disqus