Notícias
Divulgação Achim Steiner, Izabella Teixeira e Luiz Alberto Figueiredo Machado
dia das nações unidas

ONU completa 66 anos no dia 24 de outubro

Marina Franco - Planeta Sustentável - 21/10/2011

Criada em 1945 em meio à 2ª Guerra Mundial, para defender a paz, a ONU - Organização das Nações Unidas completará 66 anos no dia 24 de outubro, segunda-feira. No Brasil, o Itamaraty celebrará a data, o Dia das Nações Unidas, com cerimônia para convidados.

Na ocasião, autoridades falarão sobre a Rio+20, Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável*, que será realizada no Rio de Janeiro e é considerada um dos principais eventos internacionais do ano que vem.

O Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, transmitirá mensagem de Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU. Também haverá intervenções de:
- Vera Barrouin Machado, Subsecretária-Geral Política I do Itamaraty;
- Luiz Alberto Figueiredo Machado, Subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Itamaraty e principal negociador brasileiro para a Rio+20;
- Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUMA, Programa da ONU para o Meio Ambiente e
- Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente.

Na última quinta-feira, Ban Ki-moon enviou uma mensagem para o Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, grupo que fornecerá o roteiro para a Rio+20, em que lembra da proximidade da Conferência e cita desafios a ser enfrentados: "Os líderes precisam fazer escolhas difíceis. Precisamos suprir as necessidades de hoje, enquanto investimos nas pessoas, no planeta e na promessa do amanhã".

*Rio+20

Leia também:
24/10: Dia das Nações Unidas

comments powered by Disqus