Notícias
2015 é o limite

ONU pede urgência para novo acordo climático

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 04/04/2013

[img1]

[box-leia]O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou nesta quarta-feira (3), em Mônaco, que o mundo deve adotar até 2015 um novo acordo climático para a redução das emissões dos gases de efeito estufa ou "será tarde demais para salvar o meio ambiente". 

Segundo ele, cerca de noventa objetivos relacionados a questões ambientais foram adotados pela comunidade internacional nos últimos 20 anos. No entanto, nem um décimo dessas metas registrou progressos significativos. "As palavras não foram seguidas por ações. Logo será tarde demais. Nossos padrões de consumo são incompatíveis com a saúde do planeta", afirmou
Ban Ki-moon. 

Entre os problemas que mais se agravaram nas últimas duas décadas, o representante da ONU citou a diminuição da biodiversidade, a redução dos recursos pesqueiros, a maior acidez dos oceanos e o aumento das emissões de gases do efeito estufa. "Devemos agir agora, se quisermos que em 2050 o planeta continue a ser habitável para os seus nove bilhões de pessoas", argumentou à plateia. 

Ban Ki-moon discursou durante o evento de comemoração do 20º aniversário da entrada do Mônaco nas Nações Unidas, em 1993.

comments powered by Disqus