Notícias
vítimas

Onda de calor provoca 'chuva' de morcegos na Austrália

Vanessa Daraya - Info.com - 14/01/2013

[img1]

[box-leia]Uma "chuva" de morcegos assustou moradores do estado de Queensland, na Austrália. Por causa de uma onda de calor, cerca de 100 mil morcegos morreram. A Sociedade de Proteção dos Animais (RSPCA, na sigla em inglês) da Austrália confirmou a morte dos animais. Segundo meteorologistas, a temperatura na região de Pilbara se aproximou dos 50 graus Celsius.

Essas ondas de calor são uma catástrofe para todas as colônias de morcegos. Quando a temperatura supera os 43 graus Celsius, eles chegam a se unir e a urinar em si mesmos na tentativa de resfriar o corpo. Mesmo assim, a maioria simplesmente cai das árvores. A decomposição provoca mau cheiro no local.

As autoridades de saúde da Austrália aconselharam a população a avisar os serviços de vida selvagem local para remover as carcaças de suas propriedades. Também pediram para que ninguém toque o morcego para evitar o risco de infecções.

Alguns morcegos podem parecer mortos, mas morderam e arranharam quando as pessoas tentaram removê-lo. Segundo as autoridades de saúde, 16 pessoas já receberam tratamento antiviral após tocarem morcegos que inicialmente pareciam mortos.

A chegada tardia das monções no Norte da Austrália tem contribuído para o calor escaldante. Além dos morcegos, outras espécies sofrem, como papagaios e cangurus.

Veja abaixo um vídeo que mostra os morcegos em volta das árvores por causa da onda de calor: