Notícias
cidadania

História em quadrinhos revela direitos dos trabalhadores

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 14/06/2011

A OIT - Organização Internacional do Trabalho lançou nesta segunda-feira, 13 de junho, em parceria com a Anamatra - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, a Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em Quadrinhos

Em linguagem didática, a publicação informa quais são os direitos de qualquer trabalhador, previstos nas principais convenções da OIT - isto é, acordos trabalhistas que, na teoria, deveriam ser cumpridos pelos mais de 180 países associados à organização. Entre eles, estão: 
- previdência social;
- indenização por acidente;
- aposentadoria;
- licença-gestante; 
- férias;
- descanso aos domingos;  
- jornadas diárias de até oito horas e
- igualdade salarial e
- liberdade sindical.  

A cartilha ainda traz um resumo sobre a história do trabalho no mundo e as lutas que a sociedade teve que enfrentar para conseguir a implantação de leis que garantissem a proteção e dignidade dos trabalhadores. 

A intenção da OIT é conscientizar os trabalhadores de seus direitos e, assim, estimula-los a lutar por eles em seus ambientes de trabalho. Isso porque, segundo a organização, muitos países continuam a ignorar os direitos fundamentais dos trabalhadores, principalmente, porque não são cobrados pelos próprios cidadãos, que desconhecem seus privilégios trabalhistas. 

A Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em Quadrinhos está disponível para download no portal da OIT, em quatro idiomas diferentes: português, inglês, francês e espanhol.

comments powered by Disqus