Notícias
arte urbana engajada

Obras de arte em SP trazem reflexão sobre meio ambiente, até 28/9

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 28/08/2014

[img1][box-leia]A partir deste sábado, 30/08, visitantes do Parque Ibirapuera, em São Paulo, poderão contemplar diversas instalações de arte com temas socioambientais. Trata-se do circuito Causa+Arte, que integra a programação da Virada Sustentável e fica em exposição até 28/09.

Gratuita e aberta ao público, a mostra pretende aproximar artistas das organizações socioambientais do terceiro setor. Para isso, cada profissional produziu uma obra a respeito de uma causa, em parceria com uma ONG.

Entre as produções, está a instalação do artista Jaime Prades, com o tema "E se a água entrar em extinção?", realizada em parceria com a SOS Mata Atlântica. A obra simula um barquinho de madeira atracado à margem do rio, representado por 800 galões de água vazios. Entulho e resíduos coletados por Prades nas caçambas da cidade de São Paulo representam a terra. Nesse contexto, materiais que iriam para o lixo se tornam protagonistas.

Em meio à crise hídrica em São Paulo, a obra estimula o debate a respeito do desperdício e da poluição da água, além de destacar a importância da boa gestão do recurso.

[img2]Além da questão da água, conheça outros temas abordados no circuito:
- Consumo consciente, representado pelo trabalho do artista Ise, em parceria com o Instituto Akatu;
- Recursos naturais, apresentado na obra de BijaRi com o WWF-Brasil;
- Direito da criança, na instalação de Binho Ribeiro, em parceira com o Instituto Alana, e
- Consumo consciente, Ressocialização, Resíduos, Reciclagem e Reutilização, representado pelo trabalho da Urban Trash Art, com o Afroreggae, a PanoSocial e a SOS Juventude.

CIRCUITO CAUSA+ARTE
Data:
de 30/08 a 28/09
Local: Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 1 (Ao lado da pista próxima à Marquise do Parque) - São Paulo/SP

comments powered by Disqus
Tags: