Notícias
futuras metas

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem ser definidos em setembro de 2015

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 25/09/2013

[img1]

[box-leia]Reunidos em Nova York, nesta quarta-feira (25), na sede das Nações Unidas, os 195 países-membros da organização assinaram documento em que acordam a realização de uma cúpula, em setembro de 2015, para definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser adotados por todas as nações após o fim do prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

De acordo com o documento, o novo conjunto de metas deve equilibrar os três elementos básicos do desenvolvimento sustentável - transformação econômica, justiça social e proteção ao meio ambiente - e ser baseado nos ODM, mas levando em conta os atuais desafios globais.

Presente no evento, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu que os novos objetivos sejam "ambiciosamente ousados, mas com design simples". E mais: "É necessário que eles enfatizem, particularmente, os direitos das mulheres, jovens e grupos marginalizados e que protejam os recursos do planeta, reforçando o consumo e a produção sustentáveis, além de medidas de suporte ao combate das mudanças climáticas", pediu Ki-moon.

John Ashe, presidente da Assembleia Geral da ONU, destacou a importância do cumprimento dos ODM para "preparar o terreno" para a definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. "Devemos fazer todo o possível para atingir as metas até 2015. Além de ser uma obrigação moral, isso vai nos colocar no melhor ponto de partida possível para chegar a um acordo sobre os objetivos que vêm depois dessa data", afirmou durante a reunião.

comments powered by Disqus