Notícias
biodiversidade

Novo primata é encontrado no Mato Grosso

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 26/08/2011

Uma nova espécime de primata, pertencente ao gênero Callicebus - mais conhecido por zogue-zogue - foi descoberta na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, no noroeste do Mato Grosso. O animal foi encontrado, em dezembro passado, pelo WWF-Brasil em parceria com a Sema - Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso e a empresa Mapsmut - Tecnologia, Natureza e Sociedade. O Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, PA, incorporou o registro em sua coleção científica de mamíferos, em maio.

O pequeno primata estava entre os rios Guariba e Roosevelt, quando foi localizado pelo biólogo Júlio Dalponte. "Este primata tem detalhes na cauda e na cabeça que não foram vistos até agora em outros zogue-zogues originários desta área", salientou o pesquisador. Para que seja definitivamente feita a publicação da nova espécie, que pode levar até um ano, está em andamento uma apuração mais detalhada da descoberta.

De acordo com Mauro Armelin, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, a iniciativa é um reforço para a conservação e a pesquisa científica das espécies de fauna e flora das UCs -Unidades de Conservação, tendo em vista, que o Brasil é um país megadiverso.

Nessa expedição, ainda foram encontradas cinco espécies de animais em extinção, 313 aves, 208 peixes, com a hipótese de 16 serem novas espécies, além de 48 mamíferos de médio e grande porte.

*WWF-Brasil

comments powered by Disqus