Notícias
alimentação saudável

Novo Guia Alimentar está disponível para Consulta Pública até 07/05

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 10/03/2014

[img1][box-leia]O Ministério da Saúde disponibilizou o novo Guia Alimentar para a População Brasileira para Consulta Pública. Até 07/05, é possível avaliar o documento e enviar sugestões para aprimorá-lo, por meio do portal do Ministério.

O Guia Alimentar é uma publicação oficial que orienta a população brasileira a fazer escolhas mais saudáveis de alimentos. Seus principais objetivos são promover a saúde, o bem-estar e a prevenção da desnutrição e de doenças crônicas relacionadas à alimentação, como diabetes, obesidade e hipertensão.

Baseada nas mais recentes evidências científicas em alimentação, a nova versão substitui a publicada em 2006 e possui 87 páginas. Sua elaboração contou com duas oficinas realizadas com pesquisadores, profissionais de saúde, educadores e organizações da sociedade civil.

Além de dar dicas de alimentação, a publicação examina fatores que podem ser obstáculos para a adesão das pessoas às recomendações e faz propostas para sua superação.

O novo guia foi desenvolvido com o apoio do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo e da Organização Pan-Americana da Saúde.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO
O segundo capítulo da publicação enuncia recomendações para a construção de uma alimentação saudável. Leia algumas delas, abaixo:
- Faça de alimentos, de todos os tipos, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, a base de sua alimentação;
- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação no preparo de alimentos;
- Limite o uso de produtos para consumo (industrializados), evitando seu consumo regular ou consumindo-os em pequenas quantidades como parte de refeições baseadas em alimentos e preparações colunarias, e
- Prefira alimentos e preparações culinárias em vez de produtos prontos para consumo.

comments powered by Disqus