Notícias
saúde

Novembro azul alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 03/11/2014

[img1][box-leia]Só em 2014 quase 70 mil novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados no Brasil. Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Urologia*, a cada seis homens, um é portador da doença.

Para alertar os homens sobre o perigo deste tipo de câncer, o movimento Novembro Azul - logo depois do mês do Outubro Rosa - foi criado para desmistificar o exame de toque, necessário para o diagnóstico da doença.

Por preconceito, muitos homens não gostam de realizar o teste, mas cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares, explicam os especialistas.

O exame, procedimento rápido e simples, deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade. Se diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%.

Entre os principais fatores de risco para a doença estão histórico familiar, sedentarismo, obesidade e alimentação inadequada. Os médicos recomendam que homens com dificuldade para urinar também busquem atendimento com um urologista.

O Novembro Azul 2014 contará com diversas atividades pelo Brasil, entre elas a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas, ações em estádios, intervenções em eventos populares, além de um fórum no Congresso Nacional e no Senado Federal.

 

*Sociedade Brasileira de Urologia

comments powered by Disqus
Tags: