Notícias
comportamento animal

Para as aves, o canto dos machos é música

Redação - Veja.com - 28/12/2012

Será que o canto dos pássaros causa entre eles a mesma sensação de prazer que a música causa entre os seres humanos? Os cientistas Sarah E. Earp e Donna L. Maney, da Universidade Emory, em Atlanta (EUA), publicaram na Frontiers of Evolutionary Neuroscience uma pesquisa para tentar desvendar essa questão, existente no mundo científico desde os tempos de Darwin.

De acordo com o artigo publicado, a maioria das tentativas de comparar o som dos pássaros com a música humana tem se centrado nas qualidades dos sons em si, tais como melodia, ritmo, estrutura e criatividade. Outra característica da música humana é capacidade de gerar prazer em quem a escuta. Por isso, as pessoas se mobilizam para ouvi-la, seja indo em um show ou comprando um CD, comportamento semelhante observado em alguns pássaros, que procuram cantos que os agradam. Estudos realizados na década passada usando equipamentos que fazem imagens do cérebro em funcionamento mostraram que a música ativa regiões do cérebro ligadas à recompensa, ou seja, escutar música nos deixa felizes.

Esta nova pesquisa descobriu que a mesma coisa acontece com alguns pássaros: o mesmo sistema de recompensas é ativado em aves do sexo feminino no estado de procriação escutando o canto dos pares do sexo masculino.

Para a pesquisa foram utilizados 23 pardais-de-garganta-branca (Zonotrichia albicollis) de cada sexo. Os dados de fêmeas e machos foram analisados separadamente. Quando submetidos à mesma experiência, no entanto, a resposta dos pardais machos, ao escutar o canto de outro pássaro do sexo masculino, foi um tanto diferente. A reação foi semelhante a das pessoas quando estão escutando músicas desagradáveis. De toda forma, as respostas sugerem que o canto dos pássaros e a música envolvem os mesmos mecanismos neuroafetivos tanto nos humanos quanto nos pássaros.

comments powered by Disqus